Tuesday, July 31, 2012

A Natação




Hoje vamos falar sobre a natação. Um assunto que já foi matéria no nosso grupo Peso Perfeito, e que foi solicitado por uma de nossas participantes, Mariana Moura, que fizessemos uma matéria com tudo sobre natação. Então, vamos lá.

Natação é a capacidade do homem e de outros animais de se deslocarem através de movimentos efectuados no meio líquido, geralmente sem ajuda artificial. A natação é uma atividade que pode ser simultaneamente útil e recreativa. As suas principais utilizações são recreativas, balneares, pesca, exercício e desporto.

História da Natação

A natação é conhecida desde a pré-história, o registo mais antigo sobre a natação remonta às pinturas rupestres de cerca de 7.000 anos atrás. As referências escritas remontam a 2000 a. C. Algumas das primeiras referências estão incluídas em obras históricas como a Epopeia de Gilgamesh, a Ilíada, a Odisseia, a Bíblia (Ezequiel 47:5, Atos 27:42, Isaías 25:11), Beowulf, e outras sagas. No ano de 1538, Nikolaus Wynmann, um professor alemão de linguística, escreveu o primeiro livro sobre natação, “O Nadador ou o diálogo sobre a arte de Nadar” (Der Schwimmer oder ein Zwiegespräch über die Schwimmkunst). A natação de competição na Europa começou por volta do ano de 1800, na sua maioria utilizando o estilo bruços. Posteriormente, em 1873, John Arthur Trudgen, apresentou o estilo Trudgen, após ter copiado o estilo crawl usado pelos Índios Nativos Norte-americanos, criando uma ligeira variante do mesmo. Devido ao repúdio dos britânicos pelos salpicos, Trudgen empregou a pernada de bruços no lugar do batimento de pernas convencional do estilo crawl. A natação fez parte dos primeiros Jogos Olímpicos da era moderna em 1896, em Atenas. Finalmente em 1902 Richard Cavill introduziu o estilo crawl e em 1908, foi fundada a Federação Internacional de Natação (FINA). O estilo mariposa foi desenvolvido na década de 1930, que no início surgiu como uma variante do estilo de bruços, até que foi aceite como um estilo distinto, em 1952.

Benefícios da Natação


 

Por movimentar praticamente todos os músculos e articulações do corpo, a prática da natação é considerada um dos melhores exercícios físicos existentes trazendo óptimos benefícios para o organismo, ajudando a melhorar a coordenação motora, além de ser recomendada para pessoas com problemas respiratórios, como por exemplo a asma [1], também é a única actividade física indicada para menores de 3 anos.

Para finalizar, resolvi falar sobre a natação para bebês, pois vi que são poucos os blogs que falam sobre isso.

Natação para Bebês

 


 

A natação é o único exercício que estimula todas as partes do corpo, pois a água proporciona movimentos tridimensionais. O bebê não encontra barreiras para se mexer e também não sente o peso da gravidade sobre o corpo e aprende a nadar brincando. Nesta faixa etária nadar significa, simplesmente, movimentar braços e perninhas com ou sem apoio dos pais, além de pequenos mergulhos.

Quanto mais cedo o bebê começa a natação, mais relaxado ele ficará na água. Essa adaptação, no entanto, exige duas presenças fundamentais: a de um professor especializado e dos pais. Com aulas regulares de natação desde cedo, o bebê tem seu desenvolvimento psicomotor estimulado. Os pais mergulham o bebê na piscina e ele movimenta pernas e bracinhos, sem engolir água. Além disso, o desenvolvimento emocional também é fortalecido, devido à participação dos pais em um momento tão gostoso.

Os mergulhos devem ser feitos somente após a adaptação do bebê a este novo "mundinho aquático e quentinho". O bebê pode tossir, chorar,  mas com palavras carinhosas e de estímulo ele vai sentir-se cada vez mais à vontade e, talvez, até sentir-se um pouquinho como nos meses em que viveu em outro "mundinho aquático, seguro e quentinho": o útero materno.

O reconhecimento a cada conquista é fundamental.

É preciso elogiar com palavras de incentivo: "Muito bem!", "Parabéns!", "Que mergulho bonito". As aulas devem ter um caráter lúdico e dinâmico.

Não há contra-indicação fisiológica para o início das atividades na água. Um bebê de três meses, no entanto, tem movimento reflexos e é muito frágil - corre mais riscos de doenças como inflamações de ouvido. Recomendamos a natação para depois dos seis meses, quando o bebê já tomou as segundas doses da maioria das vacinas e tem mais movimentação do corpo. Nesta idade, ele também consegue receber mais informações.

A natação é benéfica para bebês com diagnóstico de alergia, com tendência a bronquite ou a rinite alérgica. O pediatra deve avaliar as condições do bebê antes de iniciar as aulas de natação.

Além da orientação de um professor especializado, é necessário que a piscina e os ambientes sejam limpos e aquecidos. A água da piscina deve receber atenção especial para proteger bebês tão novinhos.
Vantagens da Natação para Bebês

E são inúmeros benefícios que a natação proporciona aos bebês.
O bebê vai crescendo e freqüentando as aulas de natação.
Mas o bebê não sabe que:

    A natação para bebês melhora sua coordenação motora;
    A natação para bebês aumenta a resistência cárdio respiratória;
    A natação para bebês desenvolve noções de espaço e tempo;
    A natação para bebês estimula o apetite;
    A natação para bebês ajuda prevenir várias doenças respiratórias;
    A natação para bebês o torna física e psicologicamente mais apto para o auto-salvamento;
    A natação para bebês o deixa mais ágil para engatinhar, sentar, andar ou correr;
    A natação para bebês faz seu  coração bater rápido e a sua respiração aumentar, fortalecendo-o;
    A natação para bebês é muito divertida e proporciona momentos de intensa felicidade dentro da água.


Para terminar, uma video-aula para aprendermos o fundamento básico da natação.

Até logo, pessoal.


Posted by Coderz LAB at 10:44 PM No comments:
Email ThisBlogThis!Share to XShare to FacebookShare to Pinterest
Labels: hidroginástica, jogos de natação, Natação, tudo sobre natação

Saturday, July 28, 2012

Receita para o dia dos pais


Uma receita muito boa para o dia dos pais.



Posted by Coderz LAB at 9:51 PM No comments:
Email ThisBlogThis!Share to XShare to FacebookShare to Pinterest
Labels: Dia dos pais, nutricionista., receita

Friday, July 20, 2012

Você sabe o que é colágeno?

Bom dia! Hoje vamos falar sobre o colágeno. O que é, pra que serve, os benefícios e tudo mais. 




 


 


O colágeno representa cerca de 25% de toda proteína do organismo humano. Sua função é primordialmente estrutural, ou seja, proporciona sustentação às células, mantendo-as unidas, sendo o principal componente protéico de órgãos como a pele, ossos, cartilagens, ligamentos e tendões.

O colágeno é produzido normalmente no nosso organismo desde que nascemos. Contudo, quando entramos na fase da maturidade, sua deficiência começa a ser notada, com a diminuição da elasticidade da pele, o aparecimento de rugas e o aumento da fragilidade articular e óssea. 
 
Estudos mostram que a partir dos 30 anos, o corpo sofre uma perda de colágeno por volta de 1% por ano, e aos 50, passa a produzir apenas uma média 35% do colágeno necessário para os órgãos de sustentação. 

Supõe-se que esta seja uma das principais causas do envelhecimento, uma vez que com a diminuição do colágeno os músculos ficam flácidos, a densidade dos ossos diminui, as articulações e ligamentos perdem sua elasticidade e força, e a cartilagem que envolve as articulações fica frágil e porosa. A deficiência de colágeno está também associada com a diminuição da espessura do fio capilar e com a desidratação e perda de elasticidade da pele, culminando em flacidez e no aparecimento de rugas e estrias. 

Menopausa X perda de colágeno

As mulheres são as que mais sofrem com a perda de colágeno, pois apresentam uma quantidade menor desta proteína no corpo, comparativamente aos homens. Além disso, a deficiência de estrogênio que ocorre no sexo feminino por volta dos 45-50 anos faz com que haja uma diminuição da quantidade de fibroblastos, células responsáveis pela produção do colágeno, que junto com outra proteína, a elastina, compõem a trama de sustentação da pele. 



 

Toda essa mudança provoca a redução do fluxo de sangue pelos vasos e leva a uma menor capacidade de retenção de água pelas células, além de desacelerar a atividade das glândulas sebáceas e sudoríparas, que produzem a oleosidade que protege a pele como um filtro natural. Sem a mesma irrigação e hidratação a pele fica seca, enrugada e flácida, quebradiça e fina e muito mais sensível a escoriações e aos efeitos da exposição solar. Pequenos cortes levarão tempo para cicatrizar e as manchas irão proliferar com rapidez.

Estima-se que com a menopausa haja uma perda média anual de 2% de colgeno. A velocidade do processo vai depender da presença de fatores de risco como o tempo que a pele foi exposta ao sol ao longo da vida e o hábito do tabagismo. Estudos mostram que o cigarro pode aumentar de duas a três vezes o número de rugas em mulheres de cor branca de meia-idade, ao reduzir muito a irrigação sanguínea das camadas que formam a pele. 

É possível repor o colágeno perdido?

O colágeno é reposto em nosso organismo por meio da alimentação equilibrada. Os alimentos de origem animal, tais como as carnes, principalmente as vermelhas, são excelentes fontes de proteínas e colágeno. Entretanto, somente a alimentação não é capaz de fornecer a quantidade ideal dessa proteína que nosso organismo necessita a partir dos 30-40 anos. É aí que entra a suplementação.





Estudos conduzidos em renomadas instituições de pesquisa estão mostrando que o uso diário de colágeno extraído industrialmente dos ossos, peles e tendões de animais não tem contra-indicação e é capaz de estimular a produção do colágeno natural, que perdemos com o passar do tempo. A reposição de colágeno alimentício está surgindo como uma nova ferramenta para tratamentos de osteoartrites e manutenção da estética e beleza.


As pesquisas mostram que o colágeno hidrolisado em pó contém uma série de fragmentos de proteínas que quando ingeridos são parcialmente digeridos e absorvidos, fornecendo aminoácidos fundamentais para a manutenção de ossos e a reconstituição ou regeneração de algumas articulações.

O colágeno em pó permite que o nosso organismo mantenha uma quantidade de massa muscular adequada, ajudando o organismo a utilizar eficientemente suas reservas lipídicas e de açúcar. Além disso, o colágeno em pó é um eficiente aliado contra processos de flacidez tecidual e quando aliado a atividade física torna-se uma excelente fonte protéica capaz que sintetizar massa magra, mantendo assim o aspecto jovial do nosso corpo. 

Reposição de colágeno x saúde da pele

Uma investigação clínica do Medcin Instituto da Pele avaliou a firmeza, elasticidade e hidratação da pele, como conseqüência da ingestão de colágeno hidrolisado. O estudo contou com a participação de três grupos de 20 voluntárias cada, com idade entre 35 e 60 anos, que tomaram uma dose diária de uma bebida contendo ou 2g ou 5g de colágeno hidrolisado. O terceiro grupo recebeu amostra placebo, ou seja, uma bebida contendo carboidrato no lugar do colágeno hidrolisado.

As avaliações foram conduzidas em dois períodos: no início do estudo e após 60 dias, durante os quais o produto foi ingerido uma vez ao dia. Os resultados mostraram que as mulheres que consumiram 2g de colágeno/dia tiveram um aumento de 4,2% na firmeza e 8,5% na elasticidade da pele, enquanto que aquelas que consumiram 5g/dia tiveram um aumento de 17% na hidratação, 5,5% na firmeza e 10% na elasticidade da pele.

Reposição de colágeno x saúde dos ossos e articulações

Estudos recentes mostram evidências de que a administração de colágeno hidrolisado na dieta diária ajuda na prevenção e no tratamento de doenças degenerativas dos ossos e articulações como as osteoartrites e osteoporose, além de ser um suplemento alimentar importante na dieta de pessoas que expõem suas articulações a grandes esforços como atletas ou pessoas obesas.

Os cientistas vêm investigando o efeito dessa proteína no metabolismo dos ossos e cartilagens durante décadas. Em estudos clínicos em vários países, os pacientes reportam uma redução significativa da dor depois de haverem ingerido em média 10g de colágeno hidrolisado ao dia. Além disso, pode-se evitar muitas vezes o uso de analgésicos e outros anti-inflamatórios, e em alguns casos a mobilidade articular até chegou a aumentar.

De acordo com o Dr. Steffen Oesser da Universidade de Kiel, na Alemanha, o colágeno hidrolisado, quando tomado como suplemento da dieta alimentar normal, pode ativar a síntese do colágeno na cartilagem. Ele ressalta também que em casos onde a cartilagem está sob tensão massiva, a administração do colágeno hidrolisado pode ser altamente significativa medicinalmente e reduzir modificações degenerativas.

Um estudo recente publicado na revista Cell Tissue Research mostrou que o enriquecimento de um meio de cultura celular com colágeno hidrolisado conduziu a uma estimulação significativa da síntese de colágeno em células da cartilagem. 

Atualmente, temos visto um aumento nos casos de excesso de peso e obesidade no Brasil e no mundo. Isto, associado ao desejo principalmente das mulheres, em atingir uma silhueta cada vez mais magra, acaba fazendo com que cada vez mais pessoas busquem métodos para emagrecer, que vão desde dietas milagrosas e duvidosas como por exemplo a dieta da lua, dieta das proteínas, dieta do sopão, shakes, dieta da lombriga, etc., até os mais éticos que ensinam e estimulam a tão falada Reeducação Alimentar. 


 

Porém, o termo reeducação alimentar tem sido usado de forma indiscriminada em textos, produtos e até mesmo por profissionais da saúde, perdendo seu verdadeiro significado e caindo na banalização. 

A reeducação alimentar envolve não somente o que se come, mas ela se inicia já na escolha do alimento, no ambiente em que se come e como se come. 

Muitas vezes nossa busca pelo alimento não está condicionada à fome, mas freqüentemente ao hábito de comer, causando um condicionamento de comer certo alimento em determinado horário, independente de ter acabado de realizar uma refeição. Isto é muito comum no lanche da tarde ou à noite, assistindo TV e é neste ponto que iremos nos ater um pouco. 

Podemos condicionar nosso cérebro e nosso corpo a determinados hábitos, porém quando há conscientização e o desejo, esses hábitos "automatizados" podem ser modificados. Isso não ocorrerá de uma hora para outra, pois todos os hábitos (não só os alimentares), são adquiridos ainda na infância e vão sendo adaptados ao longo da vida às rotinas do dia a dia, necessidades sociais e às preferências pessoais. Por essa razão é muito importante que se tenha em mente que não será de uma hora para outra que os novos hábitos serão incorporados. Será é a insistência, a correção diária e o desejo de mudar que levará ao sucesso. 

O que caracteriza a reeducação alimentar 

São várias atitudes e escolhas que compõem os hábitos alimentares saudáveis e estes muitas vezes são tão simples que acabam gerando certa desconfiança, pois as pessoas estão acostumadas com dietas proibitivas e quando se deparam com uma orientação onde você pode comer de tudo, desde que com moderação, atento à freqüência e à quantidade dos alimentos, acham que não dará certo.


 

É freqüente ouvirmos a pergunta se um determinado alimento engorda ou não e a resposta muitas vezes não agrada quem a fez, pois é importante que se aprenda que tudo dependerá de quanto e com que freqüência se come um alimento muito calórico. Muitas vezes ao proibir alguém de comer um chocolate, por exemplo, estamos aguçando justamente sua vontade para esse alimento.O ideal é ensinar quanto ou como proceder para comer uma determinada quantidade desse alimento. 

Veja a seguir algumas atitudes básicas que caracterizam a reeducação alimentar e que podem ser aplicadas na sua alimentação diária: 

· Comer mais vezes e em menor quantidade 

O ideal é comer várias vezes, entre 5 e 6 refeições ao dia. Desta forma você manterá seu corpo nutrido o dia todo evitando os períodos de jejum, no qual ocorre uma redução na glicemia (taxa de açúcar no sangue) e também uma redução no metabolismo visando poupar energia para o período sem alimento, além de evitar aumento da fome, que possivelmente será descontado na próxima refeição. 

A composição dessas refeições dependerá de seu objetivo: manutenção, ganho ou perda de peso e também de uma avaliação de sua composição corporal e um nutricionista poderá adequá-la ao seu caso. 

· Comer frutas diariamente 

As frutas são alimentos ricos em vitaminas e fibras, apresentam poucas calorias e também já está comprovado que o consumo de três frutas ao dia tem ação na redução do risco de cânceres. 

Por serem práticas, as frutas podem ser consumidas em qualquer local, facilitando a incorporação deste novo hábito por todas as pessoas.

Uma dúvida muito comum é com relação a algumas frutas que têm a "fama" de engordarem, como é o caso da banana, mas tudo dependerá do quanto de banana será ingerido, pois uma banana pequena tem as mesmas calorias que uma maça. 

· Comer verduras e legumes diariamente 

É freqüente as pessoas comerem saladas cruas e vegetais refogados somente quando "estão de dieta" e é aí que está o grande erro, pois os vegetais são alimentos ricos em vitaminas, em tipos e quantidades diferentes e são ricos em fibras que estimulam a saciedade e melhoram o funcionamento intestinal, além de várias substâncias que têm sido estudas atualmente, por trazerem a redução do risco de alguns problemas de saúde. 

Não é necessário comer só vegetais, mas estes devem fazer parte do cardápio diário juntamente com os demais alimentos, compondo uma alimentação balanceada. 

Coma verduras e legumes diariamente, varie a forma de preparo e se não gosta de algum tipo, não há problemas, use outro. Temos a vantagem de morar em um país onde o clima tropical favorece a produção de uma variedade imensa deste grupo de alimentos, por essa razão, deixar de comer vegetais porque não gosta de determinado tipo de verdura não vale. Experimente! 

· Evitar as frituras e alimentos gordurosos. 

É muito importante usar pouco óleo no preparo dos alimentos. Se você cozinha, ao virar o frasco de óleo sobre a panela, não cubra todo o fundo desta para refogar o tempero. 

Uma frase comum para justificar o grande consumo de óleo nas preparações é que a comida brilhante é mais saborosas, mas esta prática é muito prejudicial à saúde, pois este ingrediente é usado em todo as preparações e é altamente calórico - 1 g de óleo= 9 calorias, independente de ser óleo de soja, canola ou azeite (neste caso o que varia é a qualidade). 

Use pouco óleo e abuse dos temperos como alho, cebola, ervas aromáticas em geral, sua comida ficará muito mais saborosa , além de saudável. Já as frituras enganam bastante gente. Saiba que todo alimento frito absorve muito óleo, mesmo as que ficam "sequinhas". 

Evite também os frios e embutidos como presunto, salame, mortadela, queijos amarelos (quanto mais amarelo o queijo, mais gordura ele tem), bacon, salsichas, lingüiças, etc.). Estes alimentos são riquíssimos em gordura e principalmente em colesterol. 

Carnes com moderação 

Existe um conceito errado de que alimentação saudável é aquela rica em carnes. A quantidade de carne que devemos comer é bem menor que a média consumida. O ideal é uma porção diária de no máximo 80g, dando preferência para as carnes brancas e magras. 

Retire toda a gordura visível das carnes e também a pele do frango antes de seu preparo e dê preferência aos grelhados, assados e cozidos. 

· Beber bastante água 

Quem não tem sede, pode passar o dia todo sem ao menos se lembrar da água, por isso é importante deixá-la sempre à vista e ir bebendo um pouco por vez até que este hábito seja incorporado ao dia a dia. 

Um forma de facilitar a incorporação deste hábito é deixar uma garrafa de água na mesa do escritório ou sobre a pia, ou em um lugar que você passe com freqüência e ao se lembrar dela beba um pouco, você perceberá que em pouco tempo passará a sentir necessidade de beber água. 

· Faça um bom café da manhã. 

"Deixar de fazer o café da manhã para dormir mais um pouquinho", quem nunca fez isso que atire a primeira pedra! Porém quando se exclui diariamente ou com muita freqüência o café da manhã, estamos dificultando o trabalho do nosso organismo. Durante o sono nosso metabolismo é reduzido pois o corpo está descansando e não há atividade desgastante, ao realizar uma refeição completa pela manhã, estamos estimulando o aumento do metabolismo e fornecendo energia para que o organismo possa desenvolver da melhor forma possível todas as atividades que temos ao longo do dia. 

Somente um cafezinho preto não resolve! 

Esta refeição deve ser composta de cereais integrais ou pães, frutas ou sucos de frutas, leite ou seus derivados. 

· O ambiente das refeições 

Comer assistindo TV ou realizando outra atividade concomitantemente faz com que não se tenha percepção do quanto se está comendo o que leva a um consumo maior que o habitual.

Pare para pensar: você já pegou um pacote de bolacha ou um pote de pipoca e foi assistir um filme ou a um jogo de futebol na tv e quando se deu conta havia comido tudo? Isso é mais comum do que você pensa, por isso procure sentar-se à mesa para comer, o ambiente deve ser tranqüilo e de preferência coma vagarosamente, descansando os talheres sobre a mesa entre um bocado e outro. Faça este teste e perceba que você necessitará de uma porção menor para se sentir saciado. 

Concluindo, a reeducação alimentar envolve pequenas mudanças no dia a dia, mas que a longo prazo trazem muitos benefícios à saúde. Estes hábitos devem ser aplicados por toda a vida e não somente quando se deseja emagrecer, para que assim, o peso seja mantido.


Fonte: http://www.drandremaranhao.com/3685/40022.html
Posted by Coderz LAB at 6:16 AM No comments:
Email ThisBlogThis!Share to XShare to FacebookShare to Pinterest
Labels: carnitina, colágeno, elastina., o que e colageno, quitosana

Tuesday, July 17, 2012

Semana Mundial da Amamentação



 

A Semana Mundial da Amamentação – SMAM, celebrada anualmente de 1º a 7 de agosto, foi idealizada pela WABA (World Alliance for Breastfeeding Action – Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno) e é comemorada desde 1992, em mais de 150 países, com o propósito de promover, proteger e apoiar o aleitamento materno.
 
A cada ano, a WABA define o tema central da campanha, que passa a ser discutido nos diversos países, unificando as comemorações em todo o mundo. O tema definido para 2010 é “Iniciativa Hospital Amigo da Criança” (IHAC). A IHAC foi criada há vinte anos, a partir da Declaração de Innocenti, na qual foram determinadas metas e objetivos para a promoção da amamentação exclusiva até os quatro ou seis meses, e continuada até o segundo ano de vida ou mais.
 
Hospital Amigo da Criança é todo hospital que cumpre os “Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno”, propostos pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). Esses passos garantem que o hospital tenha normas e rotinas que proporcionem a todos os bebês o melhor começo de vida possível, criando um ambiente de apoio ao aleitamento materno. Todo Hospital Amigo da Criança tem em sua entrada principal uma placa indicando a obtenção deste título e, para renová-lo, há uma reavaliação a cada três anos. Cerca de 28% das maternidades do mundo (em torno de 20.000), espalhadas por mais de 170 países, são credenciadas na IHAC. No Brasil, 335 maternidades já foram credenciadas na Iniciativa.
 
A campanha deste ano (conheça as peças), além de divulgar amplamente as vantagens e a importância da amamentação, visa estimular a revitalização da IHAC, enfatizando a contribuição dessa iniciativa para aumentar as taxas de aleitamento materno exclusivo; revitalizar atividades que apoiam as mulheres e seus filhos no seu direito de amamentar; estimular os gestores hospitalares a implementarem a Iniciativa Hospital Amigo da Criança; estimular os profissionais de saúde a se capacitarem adequadamente para aconselhar e apoiar a alimentação infantil ótima, além de envolver familiares e rede social, governo e sociedade civil organizada junto à mulher, uma vez que a amamentação depende, em grande parte, do apoio dado às mulheres durante a gestação, o parto e o pós-parto.
 
A comemoração da SMAM tem se mostrado um método efetivo de mobilização de todos os segmentos da sociedade em prol da promoção, proteção e apoio da amamentação. No Brasil, foi coordenada pela WABA até 1998 e, a partir de 1999, pelo Ministério da Saúde.
 
Em 7 de outubro de 2009, o Ministério da Saúde publicou a Portaria n.º 2394, que instituiu a Semana Mundial da Amamentação no Brasil e estabeleceu a parceria entre o Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Pediatria nas comemorações.
Posted by Coderz LAB at 9:47 AM No comments:
Email ThisBlogThis!Share to XShare to FacebookShare to Pinterest
Labels: amamentação, o que é amamentação, o que é amamentar, semana da amamentação., sobre amamentação
Newer Posts Older Posts Home
Subscribe to: Posts (Atom)
Powered by Blogger.

Blog Archive

  • ►  2014 (42)
    • ►  February (16)
    • ►  January (26)
  • ►  2013 (552)
    • ►  December (43)
    • ►  November (36)
    • ►  October (57)
    • ►  September (71)
    • ►  August (91)
    • ►  July (61)
    • ►  June (37)
    • ►  May (38)
    • ►  April (45)
    • ►  March (29)
    • ►  February (10)
    • ►  January (34)
  • ▼  2012 (135)
    • ►  December (4)
    • ►  November (8)
    • ►  October (21)
    • ►  September (27)
    • ►  August (25)
    • ▼  July (9)
      • A Natação
      • Receita para o dia dos pais
      • Você sabe o que é colágeno?
      • Semana Mundial da Amamentação
      • Uma dieta para emagrecer, não! Hoje é uma dieta pa...
      • RECEITA DA SEMANA: SHAKE QUE SECA A BARRIGA!
      • FEIRA FAMA - PROGRAMAÇÃO DE PALESTRAS SOBRE ALIMEN...
      • BENEFÍCIOS DO CAFÉ!
      • RECEITA DA SEMANA: BOLO DE CENOURA LIGHT
    • ►  June (10)
    • ►  May (3)
    • ►  April (4)
    • ►  March (5)
    • ►  February (8)
    • ►  January (11)
  • ►  2011 (17)
    • ►  December (9)
    • ►  November (8)
  • ►  2009 (3)
    • ►  November (3)

Dieta Detox de 3 dias Download Grátis